A vibração da voz humana é percebida pelo corpo. Assim que as cordas vocais vibram, os ossos, as cartilagens e as cavidades cranianas, principais regiões de ressonância da voz no corpo humano, também vibram. O som vocal faz com que as regiões de ressonância tremam com a vibração. É fácil perceber onde o som está vibrando, basta colocar as pontas dos dedos pra perceber a vibração da região de ressonância produzida pelo som.
O osso do peito é a mais perfeita, na minha opinião, região de ressonância. Quanto mais a voz vibrar no peito, mais bonito será o som vocal produzido pelo corpo. A voz que vibra mais no osso do peito, tem o som arredondado, aveludado, brilhante, extremamente agradável aos ouvidos. Erroneamente, costuma-se chamar essa ressonância da voz, vibrando no peito, de "voz-de-peito". Isto não existe. O que existe é a empostação do som, ou seja, a vibração produzida pelo som da voz no osso do peito, vulgo externocleidomastoideo.
Para fazer com que o som vibre no osso do peito, basta colocar os dedos nele, perceber a quantidade de vibração que a voz está produzindo e aumentá-la. Geralmente, percebe-se mais rápido a vibração da voz no peito, produzindo sons mais graves, mais fortes, e volumosos. A voz deve ser projetada para vibrar e soar para fora do corpo. A imaginação desse tipo de empostação vocal ajuda muito na vibração do som da voz nessas regiões de ressonância. Quanto mais a voz vibrar no osso, mais esse osso irá tremer. Sons mais graves, fortes e volumosos produzem mais vibração óssea, isso é o que realmente uma boa empostação faz, por isso, uma voz bem emposta soa mais bonita e mais natural.
A vibração da voz no peito elimina quase que instantaneamente problemas vocais como nasalidade, soprosidade, e ausência de volume vocal. A articulação, tamanho da boca usado para produzir os fonemas, deve ser grande e rápida. Muitas pessoas quando vão articular, movimentam os lábios, e não a mandíbula inferior, que é a verdadeira responsável pela produção do tamanho das formas para cada fonema. A velocidade de articulação e dicção na voz cantada é a mesma da voz falada. A gente canta como se tivesse falando.
A sensação de vibração do som no peito é de que a pessoa que está produzindo o som, pareça estar gritando. Mas isso é só uma sensação, na realidade o som que está chegando no ouvinte, é maravilhoso. Nós não ouvimos nossa própria voz, na realidade, nós a sentimos através do corpo, percebendo sua quantidade de vibração. Quanto mais se percebe a vibração do som, mais som se produz. Quanto mais som se produz, mais vibração óssea acontece. Essa é única forma para se conhecer a própria voz.
O osso do peito é a mais perfeita, na minha opinião, região de ressonância. Quanto mais a voz vibrar no peito, mais bonito será o som vocal produzido pelo corpo. A voz que vibra mais no osso do peito, tem o som arredondado, aveludado, brilhante, extremamente agradável aos ouvidos. Erroneamente, costuma-se chamar essa ressonância da voz, vibrando no peito, de "voz-de-peito". Isto não existe. O que existe é a empostação do som, ou seja, a vibração produzida pelo som da voz no osso do peito, vulgo externocleidomastoideo.
Para fazer com que o som vibre no osso do peito, basta colocar os dedos nele, perceber a quantidade de vibração que a voz está produzindo e aumentá-la. Geralmente, percebe-se mais rápido a vibração da voz no peito, produzindo sons mais graves, mais fortes, e volumosos. A voz deve ser projetada para vibrar e soar para fora do corpo. A imaginação desse tipo de empostação vocal ajuda muito na vibração do som da voz nessas regiões de ressonância. Quanto mais a voz vibrar no osso, mais esse osso irá tremer. Sons mais graves, fortes e volumosos produzem mais vibração óssea, isso é o que realmente uma boa empostação faz, por isso, uma voz bem emposta soa mais bonita e mais natural.
A vibração da voz no peito elimina quase que instantaneamente problemas vocais como nasalidade, soprosidade, e ausência de volume vocal. A articulação, tamanho da boca usado para produzir os fonemas, deve ser grande e rápida. Muitas pessoas quando vão articular, movimentam os lábios, e não a mandíbula inferior, que é a verdadeira responsável pela produção do tamanho das formas para cada fonema. A velocidade de articulação e dicção na voz cantada é a mesma da voz falada. A gente canta como se tivesse falando.
A sensação de vibração do som no peito é de que a pessoa que está produzindo o som, pareça estar gritando. Mas isso é só uma sensação, na realidade o som que está chegando no ouvinte, é maravilhoso. Nós não ouvimos nossa própria voz, na realidade, nós a sentimos através do corpo, percebendo sua quantidade de vibração. Quanto mais se percebe a vibração do som, mais som se produz. Quanto mais som se produz, mais vibração óssea acontece. Essa é única forma para se conhecer a própria voz.
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