
O maxilar inferior, tem um papel importantíssimo na produção do som, pois, é dele a sensação do som que produzimos. A ideia auditiva que achamos que temos sobre o som que produzimos, é totalmente falsa, na verdade, trata-se de uma sensação mandibular. Nós não ouvimos nosso som. Mas, o sentimos através da mandíbula.
Daí a necessidade de uma atenção especial com o maxilar inferior. Sua musculatura contrai-se com muita facilidade, e o acúmulo de contrações, resulta em perda da dicção, articulação e falta de conforto na hora da produção do som.
Sua musculatura também é facil de ser trabalhada, uma massagem de pelo menos três minutos por dia em seus músuclos, resulta num melhoramento quase que istantâneo, da contração acúmulada pelos vícios articulatórios. A descontração da mandibula favorece a produção de sons agúdos, que por sua vez, possibilita uma boa dicção e articulação, importantes para um bom entendimento do texto cantado pelo ouvinte, que é para quem o som interessa.
Enquanto, o cantor se guiar pelo som que ele acha que ouvi, estará forçando e contraindo essa região tão necessária para a produção dos fonemas. Geralmente os cantores com contraçôes ou dificuldades na articulação, empurram o queixo (Mandibula) para a frente a medida que o som se torna mais agúdo, esse movimento errôneo, rouba tamanho e naturalidade da fôrma (abertura da boca para cada som), esganiçando o som, e roubando-lhe naturalidade e beleza.
O bruxísmo também afeta o maxilar, mas, também pode ser resolvido com uma massangem de pelos cinco minutos por dia em toda a musculatura da mandibula. Outro problema ou erro que si comete, é movimentar a mandibula para os lados, ou contraindo-a para tras, ou mesmo, empurrando-a para frente, esses movimentos são prejudiciais à articulação e a dicção. Os únicos movimentos saudáveis, e que não trazem danos à mandibula, é para baixo e para cima.
Tente aplicar isso, e você terá melhoras na sua voz cantada.
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