
A língua, a glote e a laringe devem ficar completamente relaxadas, a única coisa que contrai-se para a produzir o som vocal , é o palato mole. É nele que fica a campainha, nome dado por monges, dois mil anos antes de Cristo, que sabiam que a contração do mesmo, produz a contração dela, a campainha, que ficando mais contraída, mais som produzirá.
Para se perceber a contração do palato mole, é só inspirar um pouco de ar, levemente, deixando a língua, a glote, e a laringe completamente relaxadas e imóveis, a sensação do ar passando refrescante pelo céu da boca, palato duro, é a sensação de contração dele.
Tente inspirar várias vezes, lembrando-se sempre, de não produzir força, simplesmente, deixe o ar entrar para dentro do seu corpo, e não puxe tanto ar, o excesso de ar também produz contração, principalmente no platísma, musculatura do pescoço, e perceba a sensação refrescante do ar, passando pelo palato duro, pois é, na verdade a sensação de contração do palato mole, e da campainha, fundamentais para que o som vibre e seja amplificado , através dos ressonadores superiores, o seio frontal, e o seio parietal. Mas isso, só acontecerá se o palato mole contrair-se, e a língua, a glote, e a laringe ficarem completamente relaxadas.
Para facilitar, a percepção da sensação de contração do palato mole, levante a cabeça enfrente ao espelho, abra a boca, utilizando somente a mandíbula inferior, mantendo a língua, a glote, e a laringe relaxadas, e tente levantar o palato, e controlar a sensação de contração do mesmo, trabalho que levará um certo tempo, e depende de paciência, pois, estamos trabalhando com memória sensorial, e é possível bloquear, esse novo registro sensorial.
Todo som produzido pelo corpo depende da contração do palato mole para vibrar e ser amplificado pelos ressonadores superiores, emitindo um som redondo e aveludado para o ouvinte, que é para quem o som importa, ficando para o cantor, somente a sensação corporal, pois não se ouve a própria voz, somente percebe-se pela sensação de vibração do som, principalmente, nos ossos, cartilagens e cavidades ósseas.
O palato mole quanto mais contraído é durante a produção sonora da voz, mais permite ao som ressoar e vibrar nos ressonadores cranianos, produzindo uma voz bela, confortável para o corpo, e assim acima de tudo, sem sofrimento do aparelho fonador.
O bocejo também permite ao cantor perceber a sensação de contração do palato mole. Basta abri a boca em frente a um espelho, e tentar ver e perceber, o momento e a sensação física, dentro da boca, desse movimento que essa região, importantíssima para a produção da voz falada e da voz cantada, produz no corpo quando acontece, depois, ele deve dominar e automatizar esse movimento de contração do palato mole, uma das principais regiões de amplificação do som vocal.
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