segunda-feira, 3 de julho de 2017

A RESSONÂNCIA DA VOZ

Tudo que se ouve de um corpo quando está produzindo som vocal, não é voz, e sim, um efeito sonoro provocado pelo que conhecemos como ressonância vocal. É o processo pelo qual o corpo amplifica o som para fora de si. Então, podemos definir da seguinte maneira: A voz que chega até o ouvinte, ou que soa para fora do corpo, não é o som produzido pelas cordas vocais, mas sim, o som produzido por elas, amplificado e modificado (valorizado) pela ressonância física do corpo.

Todo cantor, ou qualquer pessoa que trabalhe sua voz de forma profissional, deve dominar e conhecer sua impostação, ou seja, seus amplificadores naturais do corpo, pelos quais sua voz é amplificada até os ouvintes. Esse processo de amplificação da voz é naturalmente físico e extremamente sensorial. Enquanto não se domina e conhece-se, toda a sensação de empostação correta e saudável da voz, não se experimenta a totalidade do som vocal que todo possui capacidade para produzir de forma grandiosa e bonita.

Dominar a sensação correta de uma impostação saudável e confortável, leva tempo e depende de um empenho de treinamento e experiências das sensação causadas e provocadas no processo de produção e amplificação do som da voz, e o cantor precisa ter paciência, até que perceba cem por cento de tudo que acontece no seu corpo, quando se está produzindo som. Essa percepção dá ao cantor e à pessoa que está trabalhando sua voz, a capacidade que lhe permite perceber e sentir tudo o que seu corpo sente, quando o processo de empostação está sendo utilizado para a produção de um som bonito e confortável.

Saber onde o som está vibrando, é perceber por qual região de resssonância seu corpo está amplificando e jogando o som até o ouvinte. e assim, poder dominar e controlar essa mesma sensação de empostação, transferindo toda a sensação de produção sonora da mesma para toda a extensão vocal do corpo em trabalho. Evidentemente, não é uma tarefa fácil manter uma determinada sensação de empostação vocal, principalmente quando se vai para os limites grave e agudo, onde torna-se mais difícil mantê-la. No entanto, quando se consegue reproduzir a mesma sensação de uma boa impostação, e transferí-la para outras notas, mais bonito o som da voz irá tornar-se, e evidetemente, mais saudável e confortável também.

Por exemplo: Quando usa-se o torax, principalmente o osso do peito chamado externo, uma vibração óssea provocada pelo som da voz, é percebida e produzida, e é essa sensação de vibração óssea que deve ser mantida em todas as notas que compõem a chamada extensão vocal, que são os limites para o grave e agudo. Nesse processo tornar-se fundamental o uso do diafragma para dá sustentabilidade à todos os sons produzidos pelo cantor.

A articulação também é de grandiosíssima importância para que a voz permaneça sendo amplificada pela mesma região de impostação, fazendo com que todos os harmônicos que compôem a estrutura do som vocal, sejam valorizados e enriquecidos pelo processo de amplificação da voz, ou seja, a empostação correta, obtida através do uso dos ossos e cartilagens, assim também, como as cavidades ósseas que fazem parte da estrutura fisiológica de todo o aparelhop vocal, no caso em trabalho, o corpo inteiro. Percebendo-se a vibração do som da voz, encontra-se a regiâo de ressonância, e então, pode-se saber manipular e usar todo o corpo como um amplificador natural e super eficaz da voz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A criação é possível através da imaginação, depois, tudo tornar-se energia e ciência.